domingo, 10 de agosto de 2014

O Verão

Eu e mais três irmãos, todos os Verões partíamos para Sesimbra e voltávamos costas à cidade. Três meses desligados da civilização.


Nesse periodo, despíamos a roupa e os sapatos, Andávamos semi-nus os três meses, tal e qual, como naquelas tribos que vemos no meio das florestas tropicais. O contacto com a Natureza era o nosso dia-a-dia.

Lembro-me que vivamos o mar, onde todas as brincadeiras com os primos se baseavam sempre na "caça", fosse para comer, para fazer colecção, para vender ou só para explorar.

Não tínhamos horas, não tínhamos regras, éramos nós e o mar, quando a luz do sol ia embora, íamos para casa e só se fazia planos se fosse para combinar outra "caça" para a próxima maré vazia. Às sextas à noite, os meus tios montavam os "covos" e ficámos ali na praia até de madrugada na esperança de uma grande pescaria.

Mas, as manhãs eram a melhor parte, tínhamos de acordar bastante cedo para apanhar a maré vazia e, este é o momento que ficará para sempre na minha memória, o cheiro a maresia e a oceano intenso que nos dá a sensação que somos os primeiros a chegar à praia e a saudar o mar.

Nessa altura, ali nas rochas (que agora são um estaleiro abandonado) apanhávamos santola, polvo, safio, moreia, lapas, mexilhão, chocos, raias, budião, tudo com as mãos ou pequenas pescas rudimentares feitas por nós com a ajuda do meu pai e tios.


Quem ler este texto, de certeza recordar-se-á, do "passadiço" que ligava a praia das "pedrinhas" à praia da "Califórnia". Um paraíso, em termos de variedade de espécies marinhas (aliás, nesta altura Sesimbra tinha um comércio muito intenso de venda de algas marinhas e fígados de tubarão gata para a industria de beleza e farmacêutica). Foi durante muitos anos o meu recreio.







1 comentário:

DNC disse...

Olá, eu chamo-me Dora, sou de Sesimbra e lembro-me de ti e dos teus irmãos. Costumávamos frequentar a mesma praia, em frente ao Bar Inglês. :)
Achei piada encontrar-te tantos anos depois no mundo dos blogs.