segunda-feira, 25 de agosto de 2014

9 formas para economizar mais nas compras de comida

Quantas vezes, em casa, se questiona de como é possível gastar tanto dinheiro em comida e sempre com desperdício ou duplicação, normalmente, de coisas que nem sequer iria precisar só porque havia uma boa campanha?

Existe uma maior consciência de que é necessário mudar mentalidades a nível social, que todos contribuirmos para a sustentabilidade do mundo e de que existem pessoas desfavorecidas.

Deixo aqui o meu contributo:

1. Fazer uma lista de compras e, ser fiel a essa lista

2.Programar as refeições para a semana (não ser rígido neste campo mas, ter uma ideia)

3.Existirão ingredientes que se irão repetir nos pratos que foram programados para a semana, evitar duplicações


4. Rever sempre o frigorífico e/ou congelador antes de sair de casa, para evitar duplicações desnecessárias


5. Antes de ir às compras, ver as promoções, comparar preços e ofertas e ver se consta na lista (ser fiel à lista é importante), depois opte pelo mais barato/qualidade


6. Evitar circuitos de compras rotineiros (sempre o mesmo Supermercado ou Hipermercado), por vezes existem melhores oportunidades nos talhos, peixarias ou mercados da sua zona. Aliás, se optar por fazer as suas compras por categoria, poupa mais.


7. Aprender as boas técnicas de conservação dos alimentos (acondicionar o peixe, carne e vegetais em porções prontas a cozinhar as refeições antes programadas)


8. As frutas e os legumes que, visivelmente, mostram que se estão a estragar, dê-lhes uso rapidamente em puré, mousses, doces, geleias, sumos, pastas ou molhos para massas italianas


9. Não se esqueça quanto menos vezes, por semana, for às compras menos gasta!!!

Sem comentários: