segunda-feira, 28 de julho de 2014

5 ideias para atrair clientes ao novo menu

Será que existe forma de atrair clientes a provarem o novo menu de um restaurante ou um novo prato introduzido? (sem ter de recorrer aos habituais descontos promocionais)

restaurant marketing ideas to launch new menu itemsQuando chega o momento de mudar o menu e introduzir novos pratos anulando aqueles que não geram o retorno desejado e, ao mesmo tempo conseguir que os clientes os experimentem é desafiante. Saiba que muitos dos seus melhores clientes gostariam de experimentar algo novo mas receiam sair do "habitual". Aqui estão 5 formas para criar tráfego para restaurantes que estão a lançar novos menus (sem recorrer a descontos).


O Marketing da restauração enfrenta muitos desafios, como ter a tarefa de converter clientes ocasionais em clientes fidelizados ou atrair novos clientes a provarem um novo menu ou novos pratos introduzidos no menu.
Existem muitas razões para que os restaurantes devam introduzir ou retirar alguns pratos do menu, até mesmo pratos são pedidos regularmente só ao jantar. Por exemplo, o menu do seu restaurante pode necessitar de ser alterado (introduzir ou retirar pratos) quando:
  • A procura já não é igual aos níveis mínimos necessários para o lucro
  • Os ingredientes se tornam mais dispendiosos ou escassos
  • Algum tipo de regulamento nutricional que exige mudança imediata
  • O restaurante está envolvido numa mudança para captar um nicho de clientes
Mas sejamos honestos, as pessoas não gostam da mudança - e isso inclui os membros da sua equipa ou alguns bons clientes habituais. Uma das razões que leva o melhor cliente de um restaurante a pedir sempre os mesmos um ou dois itens do menu é porque só existem um ou dois itens que ele gosta, e ele não gosta arriscar a tentar algo novo que possa vir a não gostar. 
Aqui ficam cinco formas para quando quiser alterar e acrescentar novos pratos ao seu menu sem recorrer a descontos promocionais:
  • Dê a provar esses novos pratos ao pessoal de atendimento, e peça-lhes que descrevam o prato.
Não há ninguém mais habilidoso para fazer vendas sugestivas para clientes indecisos do que os seus empregados de mesa. Porque é a eles que os clientes vão criar a familiaridade e confiança nas suas escolhas regulares. Porque não assegurar que eles tenham conhecimento do novo menu em primeira mão?
Já agora, esta é também uma boa forma de testar os novos itens no menu, receba feedback e, não tem de arriscar tanto no lançamento ou melhoramento do menu!
  • Providencie mini versões ou amostras aos melhores clientes do restaurante 
Esta pode ser uma boa forma de acrescentar valor acrescentado às happy hours ou uma forma de agradecer inesperadamente aos seus bons clientes. Crie miniaturas ou versões de tostinhas dos novos pratos do menu e providencie incentivos e ofertas para os clientes que encomendem a dose completa numa futura vista, tendo a certeza que isso ocorre num curto ou relativo espaço de tempo.
Já agora, este tipo de ofertas podem ser um incentivo a trazer os clientes com maior frequência - basear as datas de expiração das ofertas na frequência média entre as visitas dos clientes.   
  • Incentive a venda sugestiva
Providencie incentivos para aqueles membros da equipa que motivem os clientes a encomendar novos pratos do menu durante o período de lançamento.
  • Publicite o lançamento e popularidade do novo menu utilizando as criticas dos clientes
Todas as pessoas que forem ao seu restaurante experimentar o novo menu durante o periodo introdutório (incluindo a equipa de serviço) deverão ser chamadas para executar um pequeno questionário de satisfação acerca dos novos itens e quantas estrelas dão a cada item (até 5) e fazer questões abertas de forma a que descrevam cada novo item. Utilize estas cotações e criticas para publicitar durante o periodo de lançamento no seu site, por email, redes sociais, SMS e outros meios de marketing.
  • Mantenha "casa aberta" exclusiva ou evento de degustação para convidados influenciadores e os seus melhores clientes.
As pessoas gostam de se sentir importantes e especiais! Feche as portas do seu restaurante, ou numa sala privada ao publico no geral e convide a comunidade de influenciadores (tal como pessoas da sua rede de contactos profissional, ou organizadores sociais, etc.) ou uma escolha dos melhores clientes (VIP's) para um evento de degustação dos novos itens do menu do restaurante.
Recolha o feedback incluindo as criticas e comentários e utilize-os para posicionar e publicitar os novos itens do menu do restaurante no site, neswsletter de email, redes sociais e SMS. Crie cartões para colocar nas mesas ou pequenas inserções no menu que inclua o feedback dos clientes e as criticas com 5 estrelas e os comentários daqueles que adoraram os novos itens do menu.

Sem comentários: