sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pizza coderniz e abobora

Tive um churrasco no dia anterior que foi divinal. Codernizes grelhadas (marinada: ), tirei-lhe os ossinhos todos depois coloquei no grill: cubos de abóbora e cebola com alecrim, alho sal grosso e azeite.

Receita para a massa:
500grs farinha 
300ml água
2 colheres sopa azeite
30grs de fermento padeiro
2 a 3 colheres de sal grosso

Mistura os liquidos, mistura os solidos (menos o sal grosso), mistura tudo até obter uma massa elástica que não pegue às mãos. Misturar o sal grosso à massa até se envolver por completo (colocar o sal grosso mais tarde faz a massa ficar mais estaladiça). Deixar repousar a massa até dobrar o tamanho (tape com um cobertor, por exemplo), isto pode demorar 30-45 min.

Receita para o molho rico de tomate:
8 tomates de rama
1 folha de louro
2 cebolas
1 alho
1 osso ou pedaço de carne de cozer
1 ramo de mangericão
50ml vinho tinto, o mesmo que bebe
400ml de água
azeite, sal, pimenta

Coloque um tacho de fundo grosso, refogue a cebola com o alho e a folha de louro, quando a cebola começar a amolecer ligeiramente coloque o osso ou o pedaço de carne, deixe alorar todos os lados da peça. Adicione o vinho e deixe reduzir a metade, coloque o tomate cortado aos pedaços e sem pele e deixe em lume brando por 15-20 min.. Acrescente a água e deixe cozinhar uns 40-45 min sem tampa. Retire a carne do guisado e acrescente o ramo de mangericão, Retifique temperos de sal e pimenta. Se necessário passe o molho com a varinha mágica (fica mais aveludado).

O truque para a pizza nunca pegar ao tabuleiro é ter o tabuleiro previamente aquecido (muito cuidado a pegar nele!). 


Sem comentários: