sexta-feira, 4 de abril de 2014

7 ideias de marketing para melhorar a venda de almoços em restaurantes

O almoço é uma fonte de rendimento importante para muitos restaurantes. Sejam eles uma grande ou pequena operação, estas são 7 ideias de marketing que podem ajudar a melhorar a facturação do almoço.

1. Almoço em 10 minutos
Em muitas zonas o cliente não tem tempo para almoçar. Desafie a equipa do restaurante a servir o cliente em menos de 10 minutos ou o cliente não paga. Arriscado mas se conseguir tem de certeza clientes com pressa a voltarem mais vezes. 

2. Tudo o que puder comer
A maior parte das vezes os clientes do almoço entram de uma só vez. Aproveite para fazer buffet livre de promoção para cativar os clientes a servirem-se do que querem e a velocidade que lhes for mais conveniente.

3. Almoço de massas e preços especiais para os tardios
Tenha um dia em que qualquer prato de massa tem um preço fixo (ex: 5€ entre as 11:30 e as 15:30) mas, se o cliente chegar mais tarde tenha sempre petiscos de 3€ ou 5€ para oferecer como alternativa.

4. Variedade é o tempero da vida
Defina um dia da semana em que tem uma variedade de 8 ou 9 pratos, todos ao mesmo preço, em que inclua acompanhamento igual. Assim, dá a hipótese de o cliente experimentar todo o menu.

5. Menu a dobrar
Crie dias ou para pratos mais específicos (ex. cozido a portuguesa, feijoada, etc...) em que o cliente paga só mais 1€ ou 2€ se repetir a mesma dose. Isto também é bom para grupos grandes ou para empresas que querem beneficiar os seus colaboradores com uma refeição. 

6. Opinião dos clientes
Há gerentes atentos que perguntam a opinião dos pratos aos clientes e a partir dessas ideias desenvolvem pratos para os menus do dia dos dias a seguir.

7. Dia da semana especial
O "dia do chef", neste dia defina um preço fixo para todos os pratos mais uma especialidade do chef (exs. cerveja, pão, azeitonas, pickles, conservas etc..., produzidos em "casa").

Sem comentários: