sexta-feira, 14 de março de 2014

Chá, saúde e conforto

No post anterior partilhei uma receita de queques de chocolate e noz que, acompanhei com este fantástico chá (1L água bem fervida, uma casca de limão, um pau de canela, 5 estrelas de anis, gengibre fresco sem casca e em lascas bem finas, 3 colheres de mel, uma saquete de chá camomila (opcional). Sugiro que coloquem todos os ingredientes no bule e depois deitem a água e esperem cerca de 12min antes da cerimónia.) Estes ingredientes fervidos em água são um potente medicamento (curativo e de prevenção) natural. Cá em casa a cerimónia foi uma tarde de "Madagáscar" e "Super-Homem, o Regresso". 


O gengibre fresco é usado no tratamento contra gripes, tosse, constipações e até ressaca. 

A casca de limão fervida em água combate o inchaço intestinal, diminuindo a quantidade de gases; favorece a dispestão estomacal, descongestiona o figado, é desintoxicante natural, ajuda a alcanidade do sangue, é antisséptico e ajuda a emagrecer, entre outros. 

A canela ajuda a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar; Melhora transtornos digestivos como gases é anti-bacteriano, anti espasmódico e anti-inflamatório; Combate as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural; Diminui a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress; Ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes; Combate as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural; Ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes. 

A Estrela de anis tem a mesmas propriedades curativas  que a “erva-doce”, sendo muito utilizado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. 

Os benefícios do mel envolvem o fortalecimentos do sistema imunitário, auxiliar no processo de digestão e também atuar no melhorando e funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.

Tento sempre optar por ingredientes frescos e naturais porque é a melhor forma de evitar ter de tomar os químicos dos medicamentos de farmácia, mas a opção é de cada um...

Sem comentários: