quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Almondegas Thai com massa de arroz japanesa

Baseado nas saudades que tenho das almondegas que a minha mae fazia...aromas da mocidade, que nunca se esquecem.
As almondegas foram feitas com uma mistura de carne picada, enchalote, gema de ovo, cebolinho, gengibre, pao ralado e um pouco de leite. O molho, foi tomate concassé, cebola, cominhos, picante thai, salsa picada.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Doce de Maçã

Das coisas que eu mais gosto é de apanhar fruta. Estamos quase no final da altura das maçãs.
Devo ter apanhado uns 20 kilos de fruta, maçãs amarelas e vermelhas. Com tanta quantidade de fruta, tive de arranjar forma de a utilizar antes que comece a apodrecer.

Tive a ideia de fazer doce, porque dá para variadas utilizações gastronómicas. O doce tem de cozer bem mais que 8 horas, mas graças as novas tecnologias (Bimby) o tempo passa mais rapido.

A minha receita leva 20% de açucar, limão e pau de canela.

Fica com este aspecto maravilhoso, uma cor de ouro...

OOps, esqueci-me da foto de empratamento

Bochecas de porco no forno...
Cheguei tarde a casa, cheio de larica, sem muito tempo para elaborar um prato mais complexo.

Temperei as bochechas com sal grosso e pimenta moida, selei a carne, acrescentei cenouras, depois cebola moida e tomate concassé. Acrescentei alhos esmagados com louro. Vinho, muito vinho e reduz um pouco...coloquei tudo num tabuleiro, acresceitei mais sal grosso e um ramo de salsa. Forno durante meia hora a 200ºc, fui colocando o molho por cima das bochechas, constantemente.

Acompanhou com batata frita...e deveria ter sido um vinho forte e encorpado, mas como estou a explorar esta cerveja. O doce da cerveja e o travo acido da tequilha com a carne da bochecha é o casamento quase perfeito.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perna de pato confitada,com risotto de porcinni com aroma de chouriço

Adoro este tipo de pratos, slow slow, very slow food.

As pernas de pato foram salgadas com uma mistura de alho e alecrim, durante 4 horas.
Depois de lavadas e secas, as pernas vão a confitar em banha de porco com o alecrim e o alho, durante 4 horas. O lume tem de ser muito baixo, evitar borbulhar. Tem que se retirar constantemente do lume e descansar.
De seguida, colocar no forno (para secar um pouco a gordura em excesso) durante uns 20 min. O risotto foi feito com um caldo onde cozeu um chouriço alentejano e um piano.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cavala grelhada, salada de tomate, courgete e batatinhas douradas

Acho a cavala pouco popular mas, quando é bem curada ou marinada torna-se um peixe admiravel. Curei-a com sal grosso e açucar (half and half) durante 4 horas, depois foi só marcá-la na grelha. Finaliza-se com um fio de azeite.
Confesso que a apresentação do prato ainda tem de ser bastante melhorada mas, a minha intrepretação de cavala grelhada com salada de tomate à algarvia está interessante.
A ideia de misturar peixe com legumes fritos pode parecer estranha mas, sempre gostei de arriscar e, valeu o risco. O doce dos legumes com o salgado do peixe é irresistivel.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filete de pregado com noodles de cenoura e feijao verde salteado

Esta manha acordei muito cedo e fui dar um passeio pelo mercado 24 Julho.

Bem sei que à segunda-feira o peixe é muito fraco mas, por qualquer motivo estavam uns pregados médios com um optimo aspecto.



Como está um tempo muito abafado só me apetece comer coisas simples, de fácil digestão...

domingo, 18 de setembro de 2011

Risoto de espargos com salteado de Portobello

Como lanchei como um abade, decidi fazer um jantar light e

vegetariano.

O risoto de espargos estava mesmo no ponto. Os espargos ficaram al dente tal como deveria ter sido.

Os cogumelos portobello, foram laminados e salteados com um pouco de azeite, sal grosso, pimenta moida e salsa picada no final.

Esta conjugação de sabores estava divinal...

Fim do estágio curricular

Pois é! Chegou ao fim o estágio...foram 3 meses de árduo trabalho. O ritmo da cozinha do Hotel Estoril Palácio(HP) é alucinante.

Tive a oportunidade de experimentar diversos géneros de cozinha: Buffet, Cattering, Cafetaria/Pool, Grill e, À lá carte. Cada um com as suas técnicas especificas de preparação e serviço.

Fica já aqui o meu agradecimento a toda a equipa da cozinha do HP que me recebeu e acompanhou durante o meu estágio.

Estou de volta com mais empenho e dedicação ao BLOGTASTE.