sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bolonhesa de Tofu (Soja)

Quem disse que a comida vegetariana não sabe bem? Preconceitos. Como estamos a reduzir o consumo de carnes cá em casa, estamos sempre a arranjar soluções criativas e saudáveis.

Bem sei que o tofu acaba por ser um pouco sem sabor mas, existem truques que ajudam a colmatar essa situação, eu optei por temperar com especiarias acabadas de moer no pilão e digo-vos que se conseguem bons resultados...

Ingredientes:

250grs de Tofu fresco e duro cortado aos cubinhos
1 cebola pequena
2 tomates grandes
alho
Especiarias para moer: Sementes de cominhos, grãos de pimenta, sementes de funcho, flor de sal
oregãos
Azeite e manteiga


Indicações:

Fazer um refogado com a cebola e o alho e sal até alourar, acrescentar o tomate aos cubos e um pouco de ketchup se necessário para regular a acidez a gosto (acresentar água conforme a textura desejada); Quando estiver engrossado e o tomate a desfazer, colocar no liquidificador; Moer as especiarias até obter um pó e misturar com o Tofu cortado aos cubos; Na mesma frigideira coloque uma nóz de manteiga e azeite e saltear o Tofu até ficar dourado; Acrescentar o molho e deixar em lume brando por mais 15 a 20 minutos.


Acompanhar com massa esparguete ou outra que deseje.Empratar com um fio de azeite, queijo ralado seco ou oregãos ou tudo como desejar.

Se preferir para lasanha, não cozinhar em lume brando a mistura e terminar no forno.

2 comentários:

DNC disse...

Parece-me muito bem, saboroso e saudável. (Mas eu gosto mais de seitan que de tofu.) :)

ppp disse...

O seitan só peca pelo excessivo gluten, mas é muito idêntico na textura. ;)