terça-feira, 29 de novembro de 2011

Magret de pato com molho de romã, massa udon

O magret descansou em bastante sal grosso, durante 1 hora, depois foi lavado e bem seco.

O saute estava bastante quente e, sem gordura, selei-o até ganhar uma cor bonita. Foi ao forno por 6 minutos a 180graus.

O molho: Deglassage com vinho do porto, de seguida foi acrescentada a romã e reduziu um pouco, triturei tudo e passei para um sauce pan para reduzir mais um pouco. Foi acrescentada manteiga no final.

A massa foi salteada com rebentos de soja, cebola e pimento chinês verde.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bacalhau, grelos e croutons de alho

As folhas dos grelos foram criteriosamente seleccionadas, de forma a obter as partes mais tenras da couve, depois foram cozidos a vapor em água do mar.

O bacalhau também foi cozido ao vapor.

Os croutons foram feitos com pão caseiro de véspera, salteados em azeite e alho.

No fim foi tudo alegremente envolvido em azeite.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Perna de galinha com puré de beringela

Nova experiência sous-vide, perna de galinha marinada com tomilho, alho, azeite e colocada em vácuo 70graus, durante 1:30 horas. Depois, foram ligeiramente coradas, só para dar uma cor. O puré de beringela. As beringela foram abertas ao meio, golpeadas e temperadas com azeite e sal grosso, foram para o forno durante 45 minutos, depois foram acrescentadas a um refogado de cebola, alho e tomate.
Foi acompanhado por uma salada de alface com manjericão fresco e pinhões.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pão quentinho!

Não há melhor experiência do que comermos o pão que fazemos.E é tão fácil... Realmente há coisas boas e más acerca dos supermercados de aproximação. Boas, é que as coisas se tornaram mais fáceis, porque a oferta é vasta, mesmo à porta da nossa casa. Más, é que deixámos de fazer muitas coisas pelo excesso de comodidade a que os supermercados nos habituaram. Eu continuo a fazer as coisas à minha maneira, não só por uma questão de saúde mas, por questões financeiras. E, digo-vos que o pão feito em casa faz mesmo uma grande diferença.