Um menu com um bom design é uma ferramenta sólida de vendas.
Os restaurantes que se focam em melhorar as suas
vendas sabem que é preciso mais do que formar a sua equipa com técnicas de
vendas do seu menu. Os menus podem ter um papel muito importante no
melhoramento das vendas, num quadro geral. Enquanto os menus de quadro de giz são
melhores para vender especialidades, os menus impressos oferecem um melhor
potencial para puxar as vendas mais alto. Não só mostram aos clientes o que se
vende, mas também dá certezas ao investidor de que os pratos do menu dão a
garantia de maximizar as vendas.
Identificar Pontos
Chave
Descobrir as áreas do menu onde os clientes mais se
concentram a ler é importante para ajudar a aumentar a factura por cliente.
Recomenda-se que se coloque aqueles itens que mais se quer vender no canto
superior direito de um menu de página dupla. Se usar um menu de folha única ou
dobra tripla, o centro do menu é o favorito dos clientes, por isso coloque os
seus itens mais lucrativos nestas áreas do menu.
Sublinhar os melhores Itens do Menu
Dar atenção às entradas e pratos principais que custam
menos a fazer ao restaurante mas que são altamente rentáveis. Sublinhar certos
itens ajuda o cliente a escolher certos pratos em vez de outros. Utilize uma
fonte de escrita bold ou uma cor diferente para sublinhar esses itens. Acrescentar
fotos de qualidade a certos itens “campeões de venda” para encorajar o cliente
a encomendar o prato.
Manter simples e resumido
Ninguém quer ler um menu que tenha o tamanho de um
livro. Em vez disso, manter o menu resumido. Senão os clientes passarão mais
tempo sentados, e terá uma rotação mais baixa. Manter o menu organizado para
que seja de fácil leitura e fazer o pedido. Retirar os itens que não se estão a
vender. Assim, as pessoas só irão ver os itens que se vendem e ficarão mais
tentados a pedi-los. Evitar ter mais do que duas dúzias de pratos principais no
menu. Isto ajuda a evitar empatar tanto dinheiro no stock para satisfazer a variedade
do menu.
Fazer Descrições
Fazer o uso eficiente de adjectivos e descrições
sedutoras que expliquem cada item do menu, especialmente os mais caros. As suas
descrições precisam que as pessoas deitem “água da boca” enquanto estão a ler.
Incluir descrições tentadoras que descrevam sopas, entradas, sobremesas e especialmente
bebidas, porque ao encomendarem mais destes itens vai ajudar a aumentar a factura do
cliente.
Puxar para baixo os Itens menos lucrativos
Alguns itens não são tão lucrativos para o restaurante,
mas os clientes podem vir especialmente ao estabelecimento para os pedir. Como
não quer perder esses clientes, coloque os itens menos rentáveis em zonas menos
óbvias de se encontrar, assim como no canto das costas da página. Os clientes
novos irão obviamente gravitar mais nos pratos mais rentáveis do menu e vão
evitar escolher os pratos menos rentáveis.
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