quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Kebab

O kebab ou espetada tem todo o direito de ser um prato internacional. E de estar ao nível ou superior ao burguer do sonho americano. Lógico que não sigo as regras religiosas e baseei-me no meu gosto pessoal, começando pelo uso do porco. Utilizei banha de porco feita por mim e uma mistura de carne de porco com carne de vaca moída.







segunda-feira, 25 de agosto de 2014

9 formas para economizar mais nas compras de comida

Quantas vezes, em casa, se questiona de como é possível gastar tanto dinheiro em comida e sempre com desperdício ou duplicação, normalmente, de coisas que nem sequer iria precisar só porque havia uma boa campanha?

Existe uma maior consciência de que é necessário mudar mentalidades a nível social, que todos contribuirmos para a sustentabilidade do mundo e de que existem pessoas desfavorecidas.

Deixo aqui o meu contributo:

1. Fazer uma lista de compras e, ser fiel a essa lista

2.Programar as refeições para a semana (não ser rígido neste campo mas, ter uma ideia)

3.Existirão ingredientes que se irão repetir nos pratos que foram programados para a semana, evitar duplicações


4. Rever sempre o frigorífico e/ou congelador antes de sair de casa, para evitar duplicações desnecessárias


5. Antes de ir às compras, ver as promoções, comparar preços e ofertas e ver se consta na lista (ser fiel à lista é importante), depois opte pelo mais barato/qualidade


6. Evitar circuitos de compras rotineiros (sempre o mesmo Supermercado ou Hipermercado), por vezes existem melhores oportunidades nos talhos, peixarias ou mercados da sua zona. Aliás, se optar por fazer as suas compras por categoria, poupa mais.


7. Aprender as boas técnicas de conservação dos alimentos (acondicionar o peixe, carne e vegetais em porções prontas a cozinhar as refeições antes programadas)


8. As frutas e os legumes que, visivelmente, mostram que se estão a estragar, dê-lhes uso rapidamente em puré, mousses, doces, geleias, sumos, pastas ou molhos para massas italianas


9. Não se esqueça quanto menos vezes, por semana, for às compras menos gasta!!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mercado do peixe

O mercado de Vila Real de S. António é uma visita obrigatória para quem viaja pelo Sotavento Algarvio. O mar mediterrâneo oferece uma riqueza de espécies marinhas sem precedentes. Os mariscos e os moluscos são o ex-libris graças à fusão das águas (ria Formosa, rio Guadiana e entrada do mar mediterrâneo)  carregadas de nutrientes.

Aconselho que visitem o mercado bem cedo (se forem na época balnear, antes das 10 da manha) caso contrário correm o risco de não verem muita variedade, pois a afluência de turistas espanhóis e portugueses é enorme.








segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Filetes de pescada com puré de alho frances

Embora o empratamento ou a foto não terem ficado como desejado, a conjugação de peixe frito com puré de legumes é fantástica. Experimentar coisas novas é o lema!

Ingredientes:

  • 4 filetes de pescada
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 limão
  • Sal e Pimenta Q.B.
  • Farinha
  • 1 ovo


Ingredientes para Puré:

  • 4 alho francês
  • 1 dente alho
  • 1 courgette ou batata
  • 150 ml caldo de galinha
  • 2 colheres de manteiga
  • Sal e Pimenta Q.B.


Indicações:

1.Cortar os filetes em pedaço (para que seja mais rápido a cozinhar). 2.Marinar por meia-hora o peixe com uma pasta de louro, alho, sal grosso, pimenta e sumo de limão. 3. Albardar os filetes (farinha, ovo batido, farinha). 4. Fritar em pouco azeite, ir virando até alourar todas as fazes do filete.

Indicações para puré:

1.Lavar os legumes e cortá-los em pedaços finos. 2. Saltear os legumes numa frigideira funda, com manteiga e alho picado. 3.Acrescentar aos poucos o caldo de galinha ou de vegetais até atingir a consistência pretendida para o puré. 4.Passar tudo no liquidificador e temperar a gosto de sal e pimenta.

Sugiro que emprate num prato de sopa grande, com o puré a fazer de cama ao peixe. Acompanhe com vinhos verdes ou brancos secos.

domingo, 10 de agosto de 2014

O Verão

Eu e mais três irmãos, todos os Verões partíamos para Sesimbra e voltávamos costas à cidade. Três meses desligados da civilização.


Nesse periodo, despíamos a roupa e os sapatos, Andávamos semi-nus os três meses, tal e qual, como naquelas tribos que vemos no meio das florestas tropicais. O contacto com a Natureza era o nosso dia-a-dia.

Lembro-me que vivamos o mar, onde todas as brincadeiras com os primos se baseavam sempre na "caça", fosse para comer, para fazer colecção, para vender ou só para explorar.

Não tínhamos horas, não tínhamos regras, éramos nós e o mar, quando a luz do sol ia embora, íamos para casa e só se fazia planos se fosse para combinar outra "caça" para a próxima maré vazia. Às sextas à noite, os meus tios montavam os "covos" e ficámos ali na praia até de madrugada na esperança de uma grande pescaria.

Mas, as manhãs eram a melhor parte, tínhamos de acordar bastante cedo para apanhar a maré vazia e, este é o momento que ficará para sempre na minha memória, o cheiro a maresia e a oceano intenso que nos dá a sensação que somos os primeiros a chegar à praia e a saudar o mar.

Nessa altura, ali nas rochas (que agora são um estaleiro abandonado) apanhávamos santola, polvo, safio, moreia, lapas, mexilhão, chocos, raias, budião, tudo com as mãos ou pequenas pescas rudimentares feitas por nós com a ajuda do meu pai e tios.


Quem ler este texto, de certeza recordar-se-á, do "passadiço" que ligava a praia das "pedrinhas" à praia da "Califórnia". Um paraíso, em termos de variedade de espécies marinhas (aliás, nesta altura Sesimbra tinha um comércio muito intenso de venda de algas marinhas e fígados de tubarão gata para a industria de beleza e farmacêutica). Foi durante muitos anos o meu recreio.







quarta-feira, 6 de agosto de 2014

5 Passos para maximizar as vendas do restaurante através do design do menu

Um menu com um bom design é uma ferramenta sólida de vendas.



Os restaurantes que se focam em melhorar as suas vendas sabem que é preciso mais do que formar a sua equipa com técnicas de vendas do seu menu. Os menus podem ter um papel muito importante no melhoramento das vendas, num quadro geral. Enquanto os menus de quadro de giz são melhores para vender especialidades, os menus impressos oferecem um melhor potencial para puxar as vendas mais alto. Não só mostram aos clientes o que se vende, mas também dá certezas ao investidor de que os pratos do menu dão a garantia de maximizar as vendas.
Identificar Pontos Chave
Descobrir as áreas do menu onde os clientes mais se concentram a ler é importante para ajudar a aumentar a factura por cliente. Recomenda-se que se coloque aqueles itens que mais se quer vender no canto superior direito de um menu de página dupla. Se usar um menu de folha única ou dobra tripla, o centro do menu é o favorito dos clientes, por isso coloque os seus itens mais lucrativos nestas áreas do menu.
Sublinhar os melhores Itens do Menu
Dar atenção às entradas e pratos principais que custam menos a fazer ao restaurante mas que são altamente rentáveis. Sublinhar certos itens ajuda o cliente a escolher certos pratos em vez de outros. Utilize uma fonte de escrita bold ou uma cor diferente para sublinhar esses itens. Acrescentar fotos de qualidade a certos itens “campeões de venda” para encorajar o cliente a encomendar o prato.
Manter simples e resumido
Ninguém quer ler um menu que tenha o tamanho de um livro. Em vez disso, manter o menu resumido. Senão os clientes passarão mais tempo sentados, e terá uma rotação mais baixa. Manter o menu organizado para que seja de fácil leitura e fazer o pedido. Retirar os itens que não se estão a vender. Assim, as pessoas só irão ver os itens que se vendem e ficarão mais tentados a pedi-los. Evitar ter mais do que duas dúzias de pratos principais no menu. Isto ajuda a evitar empatar tanto dinheiro no stock para satisfazer a variedade do menu.
Fazer Descrições
Fazer o uso eficiente de adjectivos e descrições sedutoras que expliquem cada item do menu, especialmente os mais caros. As suas descrições precisam que as pessoas deitem “água da boca” enquanto estão a ler. Incluir descrições tentadoras que descrevam sopas, entradas, sobremesas e especialmente bebidas, porque ao encomendarem mais destes itens vai ajudar a aumentar a factura do cliente.
Puxar para baixo os Itens menos lucrativos
Alguns itens não são tão lucrativos para o restaurante, mas os clientes podem vir especialmente ao estabelecimento para os pedir. Como não quer perder esses clientes, coloque os itens menos rentáveis em zonas menos óbvias de se encontrar, assim como no canto das costas da página. Os clientes novos irão obviamente gravitar mais nos pratos mais rentáveis do menu e vão evitar escolher os pratos menos rentáveis.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Carapaus fritos com nabiças

Hoje lembrei-me da minha avozinha. De um prato que ela fazia: carapaus fritos com nabiças e batatas cozidas. Experimentei refazer o prato mas de forma mais divertida. O resultado foi como esperei, o mesmo sabor mas de forma mais conveniente.


Serve: 4 pessoas

Ingredientes:

  • 1 kilo de carapaus frescos
  • sal grosso marinho
  • 1,5 kilos de nabiças
  • 2 batatas médias
  • farinha
  • óleo para fritar
  • manteiga
  • pimenta
  • 1 colher de queijo philadelfia

Direcções:

1. Arranjar os carapaus, lavá-los bem e salpicar com sal durante 1 hora. 2. Lavar bem os carapaus e temperar com sal, se necessário. 3. Secar os carapaus com papel, passar com farinha e colocar a fritar em óleo quente até dourar ligeiramente (para o peixe não secar). 5. Lave as nabiças e corte em pedaços (para a cozedura ser mais rapida), cozer também as batatas. Após cozedura, colocar as batatas, a nabiça, a manteiga, queijo philadelfia, sal e pimenta no copo misturador. Faça um puré.

Este prato foi acompanhado com limonada, gengibre e um toque de gin.

sábado, 2 de agosto de 2014

Como 8 turistas vêem a comida portuguesa

1. Americanos
"Disgusting! They eat the fish head!"

2. Chineses
"Good, umm, good!"


3. Japonês
"OOHH!"

4. Ingleses
"Fish and chips"

5. Espanhois
"Me da igual"

6. Alemães
"Ya! Barrrato e bom"

7. Franceses
"C'est la Comida de pobre"


8. Italianos
"La mamma faz melhor"