Os dois gigantes do mundo dos media da área gastronómica. Ambos influenciadores, ambos com a mesma paixão. Mas o que faz com que haja tanto fervor a volta destas duas personagens que quase sempre fazem parte do cardápio diário das nossas vidas?
Anthony Bourdain 1,7 milhões de fans no Facebook, 55% homens e 45% mulheres. Jamie Oliver 2 milhões de fans no Facebook, 67% mulheres e 33% homens. Não se deixem iludir, existe uma equipa altamente especializada a gerir toda esta máquina de ilusões gastronómicas que nos deixa a babar e a chorar por mais.
Na minha opinião, a comida devia ser posta ao nível da pornografia, sim foi isso que eu disse...Portanto vejam, ambas tem como objectivo satisfazer uma necessidade básica, e ambas resultam em prazer final. Já repararam que até existem canais só de comida e outros só de sexo? Ora ai está.
A necessidade fervorosa que temos de ver como acaba uma receita na televisão é a mesma que temos em ver o orgasmo num filme pornográfico. Pois, ai está a explicação porque há tanto interesse dos media na gastronomia e o sucesso imediato e globalizante destes personagens. Colam-nos a televisão ou a outros media e vendem-nos o que bem entendem e quando damos por nós estamos a fazer risottos e outras "macacadas" em casa.
Os risottos e as "macacadas" não tem mal nenhum, antes pelo contrário. O mal está em perdermos a criatividade e a pro-acção para fazermos, a nossa maneira, as necessidades básicas. Em estarmos a seguir os formatos integrados de venda, pré-definidos pela industria do entretenimento e a industria da distribuição alimentar, que nos tentam fidelizar.
Para quem não se lembre, os conteúdos dos media foram inventados e patrocinados até aos dias de hoje pela grande industria alimentar e de comodidades. Foi a Unilever a pioneira nesta matéria e, com o aumento da concorrência e dos meios de comunicação, os formatos simplesmente se alteraram.
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